Festas de Santo António - ELECTROMÚSICA
04 Jun

Festas de Santo António

Ó meu rico Santo António! As festas em honra deste Santo casamenteiro não se realizam apenas na capital. As Festas de Santo António em Famalicão são uma das mais animadas do país.

Em Famalicão, no coração do Minho, todos os anos são realizadas as Festas Antoninas, e representam a maior e mais importante romaria do concelho.

Santo António será provavelmente o mais popular de todos os santos. Por todo o mundo foram erguidas igrejas e capela dedicadas a Santo António. A grande devoção popular a este santo está patente nas imagens em azulejos e pinturas que podem ser encontradas em casa particulares, nas peregrinações e nas festas organizadas em seu nome.

Quem foi Santo António?

Vários estudos têm sido dedicados à vida de Santo António. Nasceu em Lisboa entre 1191 e 1195, filho de ricos comerciantes portugueses. Recebeu no batismo o nome de Fernando Martins de Bulhões.
Por volta dos 15 anos de idade, Fernando pediu aos pais que o deixassem entrar no Mosteiro de São Vicente de Fora, em Lisboa, e aí fez o noviciado.

Com 19 ou 20 anos foi terminar a sua formação intelectual em Santa Cruz de Coimbra, onde foi Ordenado Sacerdote.

O ofício de pregador numa reunião de cardeais diante do papa valeu-lhe o título de «Arca do Testamento». Foi também diretor de estudos e professor de teologia. Desenvolveu a sua vocação por várias regiões, incluindo o norte de áfrica, França e Itália.

Morreu a 13 de Junho de 1231 em Pádua, Itália. Segundo os biógrafos na sua curta vida operou vários milagres. Um dos mais famosos trata-se da aparição do Menino Jesus a Santo António durante uma das suas orações. A sua canonização foi solicitada por populares e autoridades civis e religiosas de Pádua, ainda não havia passado um mês desde a sua morte.

As Festas Antoninas de Famalicão

A festa vai ser rija! Nas ruas haverá os tradicionais manjericos, a sardinha assada, marchas populares e muita música. Não faltam também bailaricos e arraiais populares.

As Festas de Santo António em Famalicão decorrem de 7 a 13 de Junho. A Festa abre com a inauguração das tradicionais Cascatas a Santo António em que participarão agrupamentos de escolas e associações socioculturais Famalicenses.

Além disso, há também lugar para um Desfile de Marchas Infantis, diversos torneios desportivos, workshops, um Desfile Etnográfico, entre muitas outras actividades.

Muita Música

A programação da Festa inclui diversos eventos musicais. Destacamos a “Música Tradicional na Praça” com Júlio Pereira, o músico, compositor, multi-instrumentista e produtor português. O músico é conhecido pela utilização de instrumentos tradicionais portugueses como o cavaquinho e a viola braguesa. Colaborou com músicos como José Afonso, Carlos do Carmo, Chico Buarque, Sara Tavares, entre outros.

Música Tradicional na Praça
8 de Junho (Sábado) às 22h00
JÚLIO PEREIRA
Local: Praça D. Maria II

E, como não podia deixar de ser, as Festas Antoninas de Famalicão contam também com a presença de grandes nomes da música nacional como David Fonseca e Miguel Araújo.

9 de Junho (Domingo) às 22h00
DAVID FONSECA
Local: Praça D. Maria II

Dia 11 de Junho (Terça-feira) às 22h00
MIGUEL ARAÚJO
Local: Praça D. Maria II

Veja o programa completo.

Comentar