
Ligeti na Casa da Música
Ligeti na Casa da Música
György Ligeti na Casa da Música de 27 a 30 de Abril numa série de concertos de música orquestral e para piano solo.
Remix Ensemble e a Orquestra Sinfónica do Porto são os grupos residentes que interpretam Ligeti, um dos nomes mais influentes da música erudita do século XX.
Pode pensar que não conhece a música de vanguarda deste compositor. Contudo, se lhe dissermos que o realizador Stanley Kubrick, tinha uma grande admiração pelo músico, e usou a sua música na banda sonora dos seus filmes mais conhecidos, vai certamente reconhecer a obra.
Odisseia no Espaço (com excertos de Atmosphères, Lux Aeterna, Requiem e Aventures), The Shining (Lontano) e Eyes Wide Shut (Musica ricercata) são os filmes a que nos referimos.
Ligeti iniciou a sua formação musical no conservatório de Cluj/Kolozsvár, no centro da Transilvânia. No entanto em 1943, por ser judeu, foi forçado a trabalhar para os nazis. Os seus parentes foram deportados para o campo de concentração de Auschwitz, onde foram executados. A mãe de Ligeti foi a única que sobreviveu.
A obra mais famosa de Ligeti é a ópera Le Grand Macabre, mas também peças para grande orquestra como Lontano e Atmosphéres.
Sábado 27
1ª Parte – Remix Ensembre sob a direção musical de Emilio Pomàrico tocam o Concerto de câmara e o Concerto para violoncelo.
2ª Parte – A soprano Susanna Andersson e a Orquestra Sinfónica do Porto, sob a direção de Baldur Brönnimann, interpretam Lontano, Apparitions e excertos da Le Grand Macabre.
Domingo 28
1ªParte – A Orquestra Sinfónica do Porto interpreta as obras Atmosphères, San Francisco Polyphony, e Concert românesc. Com direção de Baldur Brönnimann.
2ª Parte – Pierre-Laurent Aimard ao piano, Aleš Klančar no trompete, com o Remix Ensembre, na interpreção de Mysteries of the Macabre e Concerto para piano. Com direção musical de Emilio Pomàrico.
Terça 30
Pierre-Laurent Aimard, o pianista favorito de Ligeti, interpreta as obras Estudos para piano (Livros I e II) e Musica ricercata.
Ligeti recebeu vários prémios ao logo da sua carreira, incluindo o Grawemeyer Prize de 1986 e o Music Prize de 1996 do International Music Council.
27 a 30 de Abril
Ligeti na Casa da Música
Related Posts
Boas Festas!
Ser mãe… É a missão de maior responsabilidade. É amar de forma mais completa. É dar o melhor de si e não esperar nada em troca…
Ler maisFeliz Dia da Mãe
Ser mãe… É a missão de maior responsabilidade. É amar de forma mais completa. É dar o melhor de si e não esperar nada em troca…
Ler mais
Feliz Páscoa
Que esta seja uma época de paz, amor, esperança, e muita música e que esta data aconteça junto daqueles que mais gosta.
Ler maisFeliz Dia Do Pai
Obrigado por todos estes anos de carinho, compreensão, companheirismo e muita música.
Ler mais
Feliz Dia da Mulher
Todas são diferentes, mas todas têm em comum o carinho no seu olhar.
Ler mais“The Village Sessions” – Com o apoio Electromúsica
A primeira temporada do "The Village Sessions" arranca com a presença da voz doce e calorosa de Sarah Jane Burke e a musicalidade de Tiago Machado numa combinação perfeita, que se reflete numa atuação intimista inesquecível.
Ler mais
Encerramento para Férias
Informamos que a loja física da Electromúsica encerrará para férias entre os dias 15 e 31 de Agosto. Estaremos de regresso no dia 1 de Setembro.
Ler mais
Voltamos a estar abertos em horário Normal
A nossa loja física está novamente aberta em horário normal.Sem qualquer restrição, consulte o horário abaixo.
Ler mais
Feliz dia da Mãe
Neste dia em particular desejamos a todas as Mães no mundo um feliz dia.
Ler maisFeliz Páscoa
A ELECTROMÚSICA deseja uma Santa e Feliz Páscoa a todos os seus Clientes, Colaboradores, Parceiros e Amigos, acompanhada de boa música!
Ler mais
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.